Graduação para web.

No meu grupo de estudos sobre design de interação surgiu uma dúvida: Qual é a melhor graduação para Web?

Bom, este termo "melhor graduação para Web" não faz muito sentido. O melhor é que a coisa toda funcionasse da seguinte forma:

Em uma ponta, quem disporia de mais responsabilidades é o designer gráfico. Idealmente, acho que este deve ser responsável pela programação visual e implementação do conteúdo, o que necessita, além de criatividade e formação em design gráfico, conhecimento das ferramentas gráficas, html, css, action script e semelhantes... ele também ficaria responsável pela arquitetura da informação e usabilidade, pois tudo isso é necessário para conceber e desenhar interfaces.

Na outra ponta, estaria o jornalista ou redator para disponibilizar o conteúdo textual para o Web Site.

O conceito de Universidade é justamente a pesquisa, a inovação.

A Graduação é uma iniciação científica que não pode ficar no FAZER, mas no CONSTRUIR O SABER.

A Especialização (pós-graduação Lato Sensu), ajuda a formação técnica do especialista. Mas é no Mestrado e no Doutorado que surgem os novos paradigmas. E então após surgirem as novas teorias é que a pesquisa avança para a produção.

Mais que flexibilidade, abuse da comunicação, do relacionamento.

O Profissional não tem que ser polivalente, mas é bom saber sobre as áreas pelas quais tramitam os seus trabalhos.

O arquiteto, assim como o Designer, cria baseado em Projeto / Planejamento. Talvez haja uma confusão no que é a profissão do Designer. Na TI existem pessoas responsáveis pela etapa da criação, que no Brasil não recebem o mesmo título que nos outros países, como por exemplo: Engineer Designer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Augmented Reality Toys

iQ Font