Mas afinal, o que é Web 2.0? Lixo marketeiro...

Me abstive até hoje de falar sobre este assunto, mas ajudando um aluno que está abordando este tema no seu TCC, resolvi escrever estas linhas. Começo falando de Richard MacManus anunciando a morte da Web 2.0, que na verdade, nunca existiu.
Todos querem ler sobre Web 2.0 até meio receiosos ou envergonhados de ainda não saberem nada a respeito. Meu conselho é: esqueçam isso, este conceito não significa nada.
Ao mesmo tempo, falando de Ajax - Asynchronous JavaScript and XML - surgiram o Ajah, o Ahah, o Ajat e uma série de outros “novos métodos”, todos “mais simples”, “mais eficientes” e “mais rápidos” que o Ajax. É pra confundir não?
Estive fazendo uma análize critica do assunto e cheguei a conclusão: Web 2.0 é uma jogada de marketing.
Vi pela net vários anúncios e comentários sobre a "desinfecção" que o tal Ajax iria fazer no Flash. Haha. E desde quando Ajax é uma tecnologia? Na verdade Ajax nada mais é do que a junção de várias linguagens de programação com o intuito de tornar mais acessível(?) a interface do site para o usuário. Nada de novo... E nada disso funciona, se não tiver noções de coisas como usabilidade, semântica e design de interação.
Muitas pessoas citam Ajax como uma revolução. Pra começar é algo velho que está ficando popular agora. Ajax é JavaScript, não é tecnologia, é um jeito. Em segundo lugar, Ajax não é pra ser usado em qualquer lugar. Quem sabe um pouquinho vai entender que usá-lo significa obstrução e em um momento em que se fala muito sobre acessibilidade. Muito se fala sobre como fazer isso ou aquilo em Ajax, mas pouco se discute qual é o melhor lugar pra fazê-lo. E este é só um exemplo.
Pela definição da Wikipedia, Web 2.0 é uma definição de normas para uso das tecnologias existentes na produção de conteúdo para a Web.
Meu palpite é: A antiga Macromedia criou o temo RIA - Rich Internet Aplications - para o novo modo de desenvolvimento que fora adotado pelo Flash. Ajax foi o nome inventado pela Adaptive Path para unir várias tecnologias como XML, DOM, CSS e outros com o mesmo objetivo do RIA da Macromedia: melhorar a experiência do usuário.
E porque esse termo Web 2.0 está tão intimamente ligado ao Ajax? Será que não está aí embutida uma bela jogada de marketing contra a Adobe, atual dona dos produtos Macromedia, na tentativa de desbancar seu software? Reparem que até o nome do "inventor" do Ajax é de bandido, hehehe.
"Acho que com toda essa moda de praticar webstandards e implementar metodologia Ajax para construção de aplicações web, temperado ao gosto Google e com o som bonito dos dinossauros da web, os espertinhos de plantão recolheram muito mais do que precisavam para lançar um termo que fizesse com que todos entusiastas e aprendizes se sentissem incapazes. Conseguiram, em grande parte. Isso rendeu várias publicações virtuais e impressas, vendeu o que tinha que vender e a tendência agora é cair em desuso. Só não vamos fazer disso mais uma moda."

Comentários

Anônimo disse…
Boa colocação Prof. Júlio, agora não intendo porque isso? será que seria para forçar uma nova tecnologia, diante dos novos sistemas operacionais e programas?
Júlio Azevedo disse…
Não se trata de uma nova "tecnologia". Isto é apenas um embuste, uma fralde ou como chamamos em nosso meio, um “buzzword” ou “frase de efeito sem muito significado para impressionar o leitor”. Nada mais que isso.
Anônimo disse…
oks!!! Valew

Postagens mais visitadas deste blog

Augmented Reality Toys

iQ Font